RELIGIÂO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM ALAGOA GRANDE - PB

domingo, 6 de janeiro de 2013

As religiões africanas contemplando a diversidade religiosa em sala de Aula


FOLHAS – HISTÓRIA – PDE

Autor: Valmir Biaca
NRE: Curitiba
Escola: Colégio Estadual do Paraná
Disciplina: História ( x ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio
Disciplina da relação interdisciplinar 1: Ensino Religioso 

O LEGADO RELIGIOSO DOS AFRO-DESCENDENTES
 

      O professor, em sala de aula, expondo sobre a História da África, é interpelado por um aluno que questiona o por que de tanto batuque durante os rituais das religiões afrodescendentes: é que este aluno mora próximo a um terreiro de candomblé e se sente incomodado com o som produzido frequentemente neste local. Já outro aluno não concorda com a afirmação, pois considera o som nos rituais afro algo sagrado que deve ser respeitado por todos, o que gera questionamentos na aula. Neste instante, o professor aproveita a motivação e propõe que a turma investigue a questão que envolve a cultura e a religiosidade dos afrodescendentes.
      É essencial se observar a importância do respeito à diversidade cultural e religiosa, que é uma característica marcante do Brasil. A liberdade de consciência e de crença é um dos direitos e garantias fundamentais do cidadão existentes na Constituição do Brasil, bem como o livre exercício dos cultos religiosos, conforme Art. 5º, §VI. 
      Os alunos podem iniciar a investigação da cultura afro-descendente, em especial o legado religioso, fazendo alusões a alguns contos populares brasileiros (ou narrativas efetivamente encontradas nos cultos) relativos às tradições religiosas predominantes na cultura e na história do Brasil, no caso, a cristã; como, por exemplo, as parábolas (narrativas alegóricas que contém um preceito moral) dos evangelhos. Ou, ainda, a história de algumas pessoas que tiveram uma vida voltada para a religiosidade e que posteriormente foram consideradas pela Igreja Católica como santificadas. É o caso, por exemplo, de São Francisco de Assis e Santa Clara, reconhecidos pelo zelo pelas coisas da natureza ou as histórias de anjos. 


Atividades: 1

1- Você conhece algum conto ou narrativa ligada à sua religião? Reproduza-o em seu caderno.

2- Faça uma pesquisa sobre contos de outras tradições religiosas que não seja a sua, caso conheça algum.

3- Confronte a sua lista com a de alguns colegas em sala de aula. Quantas foram repetidas e quantas só vocês achou?

4- Em casa, pergunte aos seus pais se eles conhecem outros relatos que possam aumentar, esta lista de contos religiosos.

5- Expor, na aula seguinte, a relação destes contos relacionados à religião.

RESULTADO DA PESQUISA

      Apresentar aos colegas de turma as respostas das questões iniciais e as histórias pesquisadas com os pais, enfocando a importância de se conhecer a história dos povos e de suas culturas, com destaque ao respeito à diversidade e aos diferentes legados culturais e religiosos de cada povo.
      As tradições religiosas possuem vários contos e histórias. Por meio deles, é possível conhecer um pouco mais sobre outras tradições religiosas que não seja a sua, já que no Brasil a diversidade cultural e religiosa é uma característica muito marcante e que deve ser estudada e compreendida para superar toda e qualquer forma de discriminação

      Conforme Diocélio Otilio Bezerra, é possível sim trabalhar a diversidade religiosa existente no Brasil no Mundo, o que se faz necessário é termo professores qualificado na areia das Ciências da Religião e com a mente aberta para compreender o outro com as diferenças de culturas e religiosidade.