No Brasil, pode-se observar o Ensino
Religioso fazendo história por caminhos diferenciados:
- O caminho da confessionalidade, da interconfessionalidade, das religiões e o
caminho da religiosidade. Hoje já não é possível pensar em educação de
qualidade sem contemplar a dimensão religiosa do ser humano, dimensão essa que
muitas vezes é confundida com o ensino da religião, catequese ou proselitismo.
O PROFESSOR, UM PROFISSIONAL
Pela primeira vez no Brasil, corrigindo
distorções históricas do Ensino Religioso, o próprio Conselho Nacional de
Educação, no seu Parecer de 11/03/97, entende a necessidade de um professor
habilitado e não de um representante de uma denominação religiosa. Esse
posicionamento consolida o que reza a nova redação do Artigo n.º 33 da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, sancionada em 22/07/97, que em seu §
1.° prevê o profissional capacitado para esta área.
O Ensino Religioso como conhecimento
tem por objeto o Transcendente e a sistematização do fenômeno religioso deve
partir das raízes das Tradições Religiosas:
- Orientais, ocidentais, africanas e
indígenas. É lógico, portanto, que o profissional dessa área seja sensível à
pluralidade e consciente da complexidade sociocultural da questão religiosa.
Ele deve também garantir a liberdade do educando, sem proselitismo e/ou
catequização. O Ensino Religioso necessita de profissionais de formação
adequada ao desempenho de sua ação educativa, considerando que o conhecimento
religioso, para o estudo do fenômeno religioso na escola, situa-se na
complexidade da questão religiosa e na pluralidade brasileira. Este educador
insere-se num contexto que exige dele uma constante busca de conhecimento
religioso. Por isso, espera-se que seja capaz de viver o respeito da
alteridade, de considerar que família e comunidade religiosa são espaços
privilegiados para a vivência religiosa e para a opção de fé.
A SERVIÇO DA LIBERDADE
O professor de Ensino Religioso precisa
colocar seu conhecimento e sua experiência pessoal a serviço da liberdade do
educando, subsidiando-o no entendimento do fenômeno religioso.
Portanto, a
competência deste profissional exige que:
- Compreenda o fenômeno
religioso, contextualizando-o no espaço e no tempo;
- Configure o fenômeno
religioso através das ciências da religião;
- Conheça a sistematização do
fenômeno religioso pelas Tradições Religiosas e suas teologias;
- Analise o papel das
Tradições Religiosas na estruturação, manutenção das diferentes culturas e
manifestações sócio-culturais; - Faça a exegese dos Textos
Sagrados orais e escritos das diferentes matrizes religiosas;
- Relacione o sentido da
atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso sistematizado pelas
Tradições Religiosas e como expressão da consciência e da resposta pessoal
e comunitária das pessoas.
O profissional do Ensino Religioso faz sua síntese do fenômeno religioso a partir da experiência pessoal, mas necessita, continuamente, apropriar-se da sistematização das outras experiências que permeiam a diversidade cultural.
CARACTERÍSTICAS DO
PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
Considerando a Escola como: lugar de saber
(conhecimento), lugar de saber fazer (habilidade), lugar de ser (ética), o
Prof. de Ensino Religioso deverá apresentar as seguintes características.
- Sólida formação no campo das
ciências, com ênfase nas ciências humanas;
- Fundamentação teórica
voltada à reflexão e ação no campo pedagógico;
- Consciência crítica;
- Visão e ação criativa,
contextualizada com vistas à totalidade na perspectiva interdisciplinar;
- Conhecimento do ser humano
na sua integralidade e contexto no qual está situado;
- Sensibilidade, discernimento
e equilíbrio nas relações com o fato religioso e suas diversas
manifestações.
Capacidade de:
- Fazer a tradução pedagógica
da linguagem religiosa, adaptando-a ao nível de desenvolvimento dos
educandos;
- Propiciar aos educandos
vivências dinâmicas e significativas envolvendo o diálogo, a partilha, a
pesquisa e a ação no cotidiano;
- Valorizar o ser humano e a
natureza;
- Buscar nas diversas culturas
elementos do bem comum;
- Perceber as manifestações do
transcendente no cotidiano;
- Vivenciar experiências religiosas e comunitárias significativas.
Comprometido
com:
- A VIDA numa dimensão de
esperança luta e conquista;
- A defesa da vida em suas
múltiplas manifestações;
- O exercício e busca do bem
comum;
- A metodologia do
"aprender, aprendendo" e "fazer, fazendo";
- Uma práxis reflexiva e
transformadora;
- A construção do homem pleno,
sujeito e autor de sua história;
- A valorização do
"ser" acima do "ter";
- Educação plena e de qualidade.
A disciplina
de Ensino Religioso espera de
seus profissionais uma ação educativa, na qual o conhecimento religioso seja
trabalhado na escola, mas considerando sua complexidade inserida na pluralidade
da cultura brasileira.
Ione FiorinThomé
Coord. do Ensino Religioso – SC
Coord. do Ensino Religioso – SC
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