RELIGIÂO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM ALAGOA GRANDE - PB

sábado, 22 de setembro de 2012

Desfile Cívico da Escola de Ensino Fundamental Aracy Nóbrega Montenegro


Estado da Paraíba
Prefeitura Municipal de Alagoa Grande
Secretaria da Educação
Divisão de Ensino
Coordenação de Área do Ensino Religioso: Prof. Diocélio Otílio Bezerra

Diretor Geral: Maria de Jesus da Silva
Diretores Adjuntos: Ítala Alves Agra e
Glauciene Sales de Araujo
  
Quadro de Professores
A Escola é composta de 13 Professores do segundo seguimento funciona diurnamente manhã e tarde.
  
A escola tem um corpo discente de 115 alunos. Foi inaugurada em 13/02/2008, estar localizada na Rua José Cabral de Oliveira. S/N no Conjunto Fernando de Carvalho Cana-fístula Alagoa Grande/PB.

Composição do desfile
Tema
Ensino Religioso/Diversidade Religiosa na Perspectiva das Ciências da Religião. 

     A escola apresentou na avenida dois pelotões composto por nove estandartes com aproximadamente 40 alunos, retratando a importância do Ensino Religioso nas escolas municipais de Alagoa Grande/PB, em sua pluralidade cultural/religiosa, esclarecendo ao alunado e a comunidade o respeito com o diferente e o conhecimento histórico das religiões em sua diversidade cultural, enfatizando o Ensino Religioso em acordo com a LDB no artigo 33. 


"Colocar na avenida em desfile com a temática da diversidade religiosa é um sonho realizado." (Prof. Diocélio)  

Fotos em anexo:                     


















quinta-feira, 20 de setembro de 2012

XII SEFOPER discute o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento



Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 21h46min.

A fim de discutir o Ensino Religioso enquanto área de conhecimento na perspectiva da escola, o XII SEFOPER proporcionou a realização da mesa Ensino Religioso: Área de Conhecimento da Educação Básica. Os debatedores foram a Professora e Doutora Anísia de Paulo Figueiredo, a qual apresentou os fundamentos de uma Área de Conhecimento destacando a complexidade que envolve a sua constituição, utilizando-se do entendimento da legislação brasileira em quatro reformas do ensino ocorridas no Brasil.
Na sequência, o Professor e Mestrando Adecir Pozzer contextualizou o Ensino Religioso em suas respectivas fases históricas no Brasil, apresentando o contexto da instalação do FONAPER, bem como sua atuação a partir de 1995 até os dias atuais, pontuando as principais iniciativas relacionadas a esta área do conhecimento, no que se refere a regulamentação e formação de professores.
Por fim, a Professora e Doutora Lílian Blanck de Oliveira sintetizou as ideias de maior significado das exposições anteriores e destacou aspectos de maior importância em relação à formação de professores no Brasil, pontuando a criação da Rede Nacional das Licenciaturas de Ensino Religioso (RELER).
A coordenação da Mesa foi realizada pelo Professor Francisco Palheta, da SEDUC do Amazonas.

Fonte: FONAPER




 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

XII SEFOPER – Primeiro evento do FONAPER na região Amazônica

Segunda-feira, 17 de setembro de 2012 - 23h34min.
 
      Após 17 anos de existência, o FONAPER chegou pela primeira vez no norte do país, promovendo um evento com um significativo número de participantes, uma média de 700 pessoas. Haviam representantes de 23 Estados da Federação, recebendo destaque a participação dos professores da Rede Pública Estadual do Amazonas, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas.
      No Painel de abertura, discutiu-se a Organização Curricular da Educação Básica: políticas, concepções e práticas. Nela, o Professor e Doutorando Elcio Cecchetti (UFSC e UNOCHAPECÓ) contextualizou a realidade da Educação Básica Brasileira na atualidade em suas propostas, encaminhamentos e desafios. Dentre as inúmeras colocações, destacou os “direitos de aprendizagem, compreendidos como aprendizagem produtiva e qualitativa de conhecimentos para a vida e para a cidadania, em que se envolvam, articuladamente, escola, professor, aluno, currículo e conceito/conteúdo”.
      Na sequência, a Professora e Doutora Marga Janete Ströher, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), destacou a importância de a escola tratar pedagogicamente das questões relacionadas à diversidade religiosa, pois, continua sendo um dos motivos de intolerância, discriminação e violência em muitos lugares. Destacou que, o Ensino Religioso enquanto área de conhecimento não pode ser utilizado para praticar o proselitismo, proibido por lei. Chamou a atenção para a importância da formação de professores, sensíveis às práticas excludentes que acontecem no contexto escolar, bem como, preparados para lidar com a riqueza da diversidade humana e religiosa, de modo a contribuir com a construção de uma cultura fundada no respeito e reconhecimento do direito à diferença e na liberdade religiosa.
      O FONAPER, juntamente com a SEDUC e a FSDB agradecem imensamente a participação de todos/as, além das demais pessoas que se disponibilizam em auxiliar durante o evento.

Fonte: FONAPER