RELIGIÂO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM ALAGOA GRANDE - PB

domingo, 16 de dezembro de 2012

A importância da Religião e da ética na Educação


Conceitos e Reflexões

[...] Este artigo mostra que a educação é um processo muito mais complexo do que muitas pessoas costumam imaginar. Não é apenas um aglomerado de conhecimento e teorias, essa trajetória envolve a palavra vida, abrange o ser como um todo. Para que o processo educativo de alguém seja pleno, é necessário o desenvolvimento das faculdades mentais, físicas e espirituais.
 
É nesse raciocínio que a religião entra como peça fundamental no desenvolvimento do ser humano. A educação tem o objetivo de fazer com que o homem perceba o mal e também de restabelecer a relação harmônica entre Deus, o homem e a natureza.
 
O ser humano não pode ser considerado como pequena parte isolada, ele deve ser visto como um ser integral, que necessita de assistência em todos os âmbitos de sua vida. O processo educativo não pode se reduzir apenas aos aspectos teóricos de conhecimento, o aluno também precisa estar preparado para enfrentar situações práticas de sua existência e principalmente estar amadurecido para perceber o importante papel que exerce na sociedade.
 
A religião sempre esteve presente na sociedade. Durante a Idade Média, a filosofia esteve intrinsecamente ligada à Igreja (religião), ao final desse período esse conceito foi se modificando, e assim a filosofia foi tomando um caminho independente da religião, porém as duas correntes se desenvolveram individualmente, cada uma com suas peculiaridades. O que é interessante notar é que mesmo com essa divisão, a religião subsistiu a todos os períodos históricos, e na atualidade, ainda faz parte da construção da existência humana. [...].
 
 
Conclusão
 
Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida. Sócrates, Platão e Aristóteles foram alguns dentre os importantes filósofos gregos que queriam dar respostas sobre a melhor forma de o homem viver e morrer. Passaram à vida tentando responder o que é a felicidade e qual a melhor maneira de alcançá-la.

 

REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA* VALLS, Álvaro L. M. O. O que é ética -9º ed. São Paulo: Brasilense, 1994. (coleção primeiros passos: 177).


Nenhum comentário:

Postar um comentário