RELIGIÂO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM ALAGOA GRANDE - PB

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

IV Colóquio Regional de Ensino Religioso

Sexta-feira, 30 de novembro de 2012 - 12h34min

Nos dias 09 e 10 de novembro, a Unochapecó e ASPERSC promoveram o IV Colóquio Regional de Ensino Religioso nas dependências da Unochapecó- São Lourenço do Oeste com o tema Ensino Religioso na Educação Básica: concepções e práticas. O evento reuniu pesquisadores, acadêmicos e educadores do curso de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso, bem como expressiva presença de estudantes do curso de Magistério.

O Colóquio partiu da necessidade de apresentar o Ensino Religioso como área de conhecimento da educação básica e favorecer, a partir das oficinas pedagógicas, novos olhares e enfoques ao componente. As oficinas foram fruto do trabalho dos estagiários do Curso de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso da UNOCHAPECÓ (7º período) enfocaram os seguintes temas: Finitude humana - a morte, Alteridade e Diversidade Religiosa, Símbolos Religiosos e Diversidade Cultural Religiosa.

Conforme as estagiárias Isolde k. Heffel e Patrícia Heffel “as escolas não podem impor aos estudantes uma determinada crença ou tentar convencê-los a seguir determinado conhecimento revelado, mas tem o dever de disponibilizar a todos, conhecimentos referentes à diversidade religiosa, de modo que os estudantes possam apropriar-se deles enquanto patrimônio cultural da humanidade”.

Para ambas, o desenvolvimento do tema Alteridade e Diversidade Religiosa representa a oportunidade de atualizar conhecimentos que os estudantes detêm sobre suas próprias crenças e de estabelecer uma relação com a crença do outro, sensibilizando-os para a convivência com as diferenças e respeito com a cultura do outro.

Assim, para o desenvolvimento da oficina, as estagiárias Isolde e Patrícia prepararam o ambiente para acolhida dos visitantes com diferentes imagens representando a diversidade cultural presente no planeta. Com dinâmicas (integração e aprendizagem), painéis, vídeos, contação de histórias, socialização e envolvimento dos participantes, demonstraram a necessidade e relevância do componente curricular que integra a Educação Básica.

Associação dos Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (ASPERSC) e Unochapecó agradecem e parabenizam as acadêmicas e demais estagiários que se dispuseram em socializar e partilhar suas experiências e aprendizados adquiridos e construídos no desenvolver do curso.
Fonte: ASPERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário