RELIGIÂO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM ALAGOA GRANDE - PB

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FONAPER participa do II Seminário Videlicet de Ciências e História das Religiões na UFPB – João Pessoa/PB

Quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 - 8h35min

 
Ocorreu no dia 27 de novembro o II Seminário Videlicet de Ciências e História das Religiões na UFPB, cuja temática do evento foi Hermenêutica Instauradoras no Estudo das Religiões. Na mesa ENSINO RELIGIOSO NO COTIDIANO ESCOLA: espaço de estudo, partilha e reconhecimento sobre a diversidade religiosa, contou com a presença da Profª Ma. Gracileide Alves da Silva, integrante da coordenação do FONAPER, como palestrante. O público presente era de pesquisadores na área de história, ciências das religiões e professores de ER da região.
 
A palestra enfocou a contribuição do ER como componente curricular no processo de ensino aprendizagem para a formação cidadã. Reconhecendo esta área, como um espaço de conhecimento do fenômeno religioso manifestado na diversidade religiosa existente na sociedade. Pois, o cotidiano escolar demonstra hoje, a necessidade de uma abordagem voltada para um ensino mais humanizante, que proporcione a construção dos valores morais e éticos, universais e planetários.
 
Verifica-se que na atualidade as pessoas clamam por educadores que explorem e tratem de forma significante, conhecimentos diversos em seus educandos nas diferentes dimensões, dentre elas, suas crenças e sonhos. O Ensino Religioso, enquanto área de conhecimento, se constitui numa disciplina propulsora desse espaço democrático para pensar, dialogar e aprender a ser e a conviver com diferentes olhares, focados nas dimensões plurais da vida.

                                                                                                                             Fonte: FONAPER




Nenhum comentário:

Postar um comentário