RELIGIÂO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM ALAGOA GRANDE - PB

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Características a serem observadas pelo professor de Ensino Religioso

Estado da Paraíba
Prefeitura Municipal de Alagoa Grande
Secretaria da Educação
Divisão de Ensino Coordenação de área Ensino Religioso:
Prof.Diocélio Otílio Bezerra 

Características a serem observadas pelo professor de Ensino Religioso (ER)

      A constituição federal de 1988, no seu artigo 210 inciso 1º, diz que o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
      A lei nº 9.475/97 veio propor um novo paradigma para o ENSINO RELIGIOSO, pois só poderá ser parte integrante da formação básica do cidadão [...] se for assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil [...] vedadas quaisquer formas de proselitismo.
      A Lei nº 9.475/97 que altera o art.33 da lei. 9.394/96 dai se conclui que somente o Ensino Religioso supraconfessional poderá cumprir esse dispositivo legal.

      Possíveis Características que Deveriam ser Observadas em Consideração na Formação do Professor do ER. 

      a)      Ensino Religioso não só no Ensino Fundamental, mas em toda a Educação Básica:
 -A formação básica do cidadão não se completa no Ensino Fundamental, mas na Educação Básica. Portanto deve-se pleitear que essa disciplina passe a ser obrigatória no decorrer de toda essa formação. É necessário superar essa incoerência da lei nº 9.475/97que fala do ER somente no Ensino Fundamental. 

      b)      Ensino Religioso, diferente da catequese ou doutrinação, ou proseletista:
- O ER baseado em teologias; específico de cada credo; fazendo doutrinação. (não)
- O ER tem que ter uma abordagem pluralista e supraconfessionalista
transcendental. (sim) 

      c)      Ensino Religioso respeitador das diferenças de raças, cor, sexo e religiões:

-Características fundamentais da sociedade democrática é o reconhecimento de sua diversidade cultural e religiosa. O Brasil é, por excelência, um país multirracial e, portanto, essa diversidade deve ser trabalhada na escola para que se forme um cidadão capaz de viver com os diferentes. 

      d)     Ensino Religioso fundamentado nas Ciências da Religião e não em Teologias:

       -Há diversos tipos de conhecimento, destacando-se o filosófico o religioso e o científico. As religiões são estudadas pela filosofia, teologia, antropologia, sociologia e pelas ciências. O ER ensinado por Teólogos tende ser restritiva a religião do docente. 

      e)      Ensino Religioso aberto, interdisciplinar, integrado no currículo dialogante     com as demais áreas de conhecimento:

 -Se o ER for trabalhado a partir de uma visão científica pode ser planejado de forma interdisciplinar e até transdiciplinar, pois nesse patamar a transdiciplinaridade torna-se mais operacional. 

      f)       Ensino Religioso assumido pelas redes (estaduais, municipais, particulares e até confessionais)

 - O ensino religioso deve ser programado e executado pedagogicamente de forma respeitosa e dialogante com os demais saberes da escola. O ER deixa confessionalismo e passa a ser transcofessional e transcendental. 

      g)      Ensino Religioso exige um Professor de formação diferenciada.  Nas escolas Públicas Estaduais e Municipais.

-Professores habilitados na área acadêmica das ciências da religião; carga horária adequada; sendo assim haverá interesse da parte dos profissionais e das instituições escolares. 


       Formação do Novo Professor: Uma Proposta Diferente. 

      A formação no novo professor de ER, tendo por base as ciências da religião, está de certa forma dentro dessa formação proposta mais abrangente. Hoje os conhecimentos se fundem e se complementam para formar uma ciência. Nenhum conhecimento se esgota em si mesmo, pois para ser construído e se desenvolver, apropria-se do conhecimento de outras ciências.

Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil Memórias.
Propostas e Desafios formação Inicial de Professores para a Educação básica:
Desafios e Perspectivas para o Ensino Religioso.
Darcy Ribeiro, capítulo VII pag.127/136 FONAPER.

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