RELIGIÂO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR EM ALAGOA GRANDE - PB

domingo, 1 de julho de 2012

O perfil do professor no Ensino Religioso

No Brasil, pode-se observar o Ensino Religioso fazendo história por caminhos diferenciados:
      - O caminho da confessionalidade, da interconfessionalidade, das religiões e o caminho da religiosidade. Hoje já não é possível pensar em educação de qualidade sem contemplar a dimensão religiosa do ser humano, dimensão essa que muitas vezes é confundida com o ensino da religião, catequese ou proselitismo.
O PROFESSOR, UM PROFISSIONAL
      Pela primeira vez no Brasil, corrigindo distorções históricas do Ensino Religioso, o próprio Conselho Nacional de Educação, no seu Parecer de 11/03/97, entende a necessidade de um professor habilitado e não de um representante de uma denominação religiosa. Esse posicionamento consolida o que reza a nova redação do Artigo n.º 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96, sancionada em 22/07/97, que em seu § 1.° prevê o profissional capacitado para esta área.

O Ensino Religioso como conhecimento tem por objeto o Transcendente e a sistematização do fenômeno religioso deve partir das raízes das Tradições Religiosas:
      - Orientais, ocidentais, africanas e indígenas. É lógico, portanto, que o profissional dessa área seja sensível à pluralidade e consciente da complexidade sociocultural da questão religiosa. Ele deve também garantir a liberdade do educando, sem proselitismo e/ou catequização. O Ensino Religioso necessita de profissionais de formação adequada ao desempenho de sua ação educativa, considerando que o conhecimento religioso, para o estudo do fenômeno religioso na escola, situa-se na complexidade da questão religiosa e na pluralidade brasileira. Este educador insere-se num contexto que exige dele uma constante busca de conhecimento religioso. Por isso, espera-se que seja capaz de viver o respeito da alteridade, de considerar que família e comunidade religiosa são espaços privilegiados para a vivência religiosa e para a opção de fé.
A SERVIÇO DA LIBERDADE
      O professor de Ensino Religioso precisa colocar seu conhecimento e sua experiência pessoal a serviço da liberdade do educando, subsidiando-o no entendimento do fenômeno religioso.
Portanto, a competência deste profissional exige que:
  • Compreenda o fenômeno religioso, contextualizando-o no espaço e no tempo;
  • Configure o fenômeno religioso através das ciências da religião;
  • Conheça a sistematização do fenômeno religioso pelas Tradições Religiosas e suas teologias;
  • Analise o papel das Tradições Religiosas na estruturação, manutenção das diferentes culturas e
    manifestações sócio-culturais;
  • Faça a exegese dos Textos Sagrados orais e escritos das diferentes matrizes religiosas;
  • Relacione o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso sistematizado pelas Tradições Religiosas e como expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária das pessoas.

      O profissional do Ensino Religioso faz sua síntese do fenômeno religioso a partir da experiência pessoal, mas necessita, continuamente, apropriar-se da sistematização das outras experiências que permeiam a diversidade cultural.

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
    Considerando a Escola como: lugar de saber (conhecimento), lugar de saber fazer (habilidade), lugar de ser (ética), o Prof. de Ensino Religioso deverá apresentar as seguintes características.
  • Sólida formação no campo das ciências, com ênfase nas ciências humanas;
  • Fundamentação teórica voltada à reflexão e ação no campo pedagógico;
  • Consciência crítica;
  • Visão e ação criativa, contextualizada com vistas à totalidade na perspectiva interdisciplinar;
  • Conhecimento do ser humano na sua integralidade e contexto no qual está situado;
  • Sensibilidade, discernimento e equilíbrio nas relações com o fato religioso e suas diversas manifestações.

Capacidade de:
  • Fazer a tradução pedagógica da linguagem religiosa, adaptando-a ao nível de desenvolvimento dos educandos;
  • Propiciar aos educandos vivências dinâmicas e significativas envolvendo o diálogo, a partilha, a pesquisa e a ação no cotidiano;
  • Valorizar o ser humano e a natureza;
  • Buscar nas diversas culturas elementos do bem comum;
  • Perceber as manifestações do transcendente no cotidiano;
  • Vivenciar experiências religiosas e comunitárias significativas.

  • Comprometido com:
    • A VIDA numa dimensão de esperança luta e conquista;
    • A defesa da vida em suas múltiplas manifestações;
    • O exercício e busca do bem comum;
    • A metodologia do "aprender, aprendendo" e "fazer, fazendo";
    • Uma práxis reflexiva e transformadora;
    • A construção do homem pleno, sujeito e autor de sua história;
    • A valorização do "ser" acima do "ter";
    • Educação plena e de qualidade.
    A disciplina de Ensino Religioso espera de seus profissionais uma ação educativa, na qual o conhecimento religioso seja trabalhado na escola, mas considerando sua complexidade inserida na pluralidade da cultura brasileira.
Ione FiorinThomé
Coord. do Ensino Religioso – SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário